Os testes aos ministros do atual Governo foram feitos depois de se saber que o titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, está infetado com covid-19.

No domingo, primeiro-ministro e todos os membros do Governo que foram testados tiveram resultados negativos, segundo comunicado do gabinete de imprensa de António Costa divulgado hoje de manhã.

"Durante a manhã [de hoje] serão ainda testados o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e o ministro do Ambiente e Ação Climática, que se mantêm isolados até conhecerem os resultados", adiantava o comunicado.

A mesma nota adianta que "por determinação da Direção Geral da Saúde ficarão em confinamento, apesar de testarem negativo, o ministro do Planeamento e a ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social que ladeiam Manuel Heitor na reunião do Conselho de Ministros", que se realizou na quinta-feira.

Já o teste para diagnóstico de infeção com o novo coronavírus realizado hoje pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, deu resultado negativo, segundo fonte da Presidência da República.

De acordo com a mesma fonte, a realização deste teste já estava prevista para hoje, antes da deslocação do Presidente da República a Bruges, na Bélgica, onde vai dar a aula inaugural do ano académico 2020/2021 do Colégio da Europa, na terça-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve há oito dias numa iniciativa com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a quem entretanto foi diagnosticada infeção com o novo coronavírus, divulgada neste domingo.

No entanto, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu hoje que esse encontro com cientistas em que ambos participaram no dia 04 de outubro, no Antigo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, aconteceu ainda "antes da fase infecciosa" do ministro e, portanto, sem risco de infeção para o Presidente da República.

Depois de ter sabido que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier estava infetado com o vírus que provoca a doença covid-19, o Presidente da República informou ter realizado três testes de diagnóstico nos dias que se seguiram à reunião de 29 de setembro do Conselho de Estado, todos com resultado negativo.

(Notícia atualizada às 19:51)