Em comunicado divulgado na noite de sexta-feira, o presidente do município, João Noronha, disse ter apelado à empresa espanhola, responsável pela construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), “para a tomada de medidas rigorosas para evitar a importação de possíveis casos de covid-19 de Espanha e o potencial contágio em obra”, tendo pedido mesmo “a suspensão dos trabalhos”.

O SET inclui a construção das barragens de Daivões, Gouvães e Alto Tâmega, onde, segundo os últimos dados fornecidos pela Iberdrola, trabalham cerca de 1.800 pessoas, das quais perto de 370 são dos municípios da região do Alto Tâmega, no distrito de Vila Real.

Contactada pela agência Lusa, a Iberdrola adiantou que elaborou um plano de contingência para fazer face à pandemia no âmbito das obras, frisando que “até ao momento atual não existe nenhum caso positivo de covid-19 registado no Sistema Eletroprodutor do Tâmega”.

A empresa disse ainda que “está atenta, sensível e reativa a todos os eventos e desenvolvimentos relacionados com a pandemia”, especificando que implementou na terça-feira o regime de teletrabalho a todo o pessoal que esteja em condições de o fazer.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Ribeira de Pena revelou também preocupações por causa da circulação no concelho de trabalhadores transfronteiriços, devido à pandemia da covid-19.

No comunicado do município, é ainda referido que a situação é “uma fonte de preocupação para a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso”, que está em “contacto com a Iberdrola e a fazer uma vigilância ativa de sintomas epidemiológicos dos trabalhadores das barragens”.

“Apesar de ainda não se ter verificado qualquer caso suspeito em Ribeira de Pena junto de trabalhadores das barragens, o município já manifestou essa preocupação junto do Governo (ministérios da Administração Interna e da Saúde), da Direção-Geral da Saúde (DGS) e de outras entidades estatais com competência na matéria, solicitando a adoção de medidas urgentes para resolver esta situação”, acrescentou o autarca.

João Noronha lembrou que a autoridade de saúde do Alto Tâmega determinou na sexta-feira o isolamento profilático domiciliário obrigatório, pelo período de 14 dias, para todas as pessoas provenientes do estrangeiro ou das regiões do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, as áreas do país mais afetadas pela covid-19.

Referiu, ainda, que o município “já solicitou às entidades fiscalizadoras competentes ações regulares de controlo, a fim de verificar o respeito do isolamento profilático obrigatório determinado pelas autoridades de saúde”.

A autarquia pediu à população para estar “igualmente atenta e vigilante a esta situação e, sem quaisquer ações de alarmismo social infundado, sinalizar, junto das entidades fiscalizadoras, potenciais casos de incumprimento do isolamento profilático domiciliário obrigatório”.

Segundo a Iberdrola, o seu plano de contingência para fazer face à pandemia no âmbito das obras do SET está em linha com as diretrizes da DGS, da Organização Mundial de Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

A empresa recomendou ainda a “todos os trabalhadores dos núcleos populacionais onde se encontram, que limitem o contacto social dentro e fora da zona de trabalho”, proibiu visitas ou reuniões presenciais com entidades externas e reduziu ao mínimo imprescindível a presença de pessoal na reuniões internas.

A Iberdrola garantiu ainda que vai cumprir com todas as ordens que sejam recebidas das "autoridades públicas competentes em razão de matéria".

O SET é um dos maiores projetos hidroelétricos na Europa dos últimos 25 anos, contemplando um investimento de 1.500 milhões de euros.

Portugal encontra-se em estado de emergência e a DGS elevou na sexta-feira o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira. O número de mortos no país subiu para seis.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.