As medidas, segundo um comunicado da autarquia, incluem o encerramento da piscina municipal Carlos Manafaia, pavilhão dos desportos, pavilhão multiusos, Centro de Artes, museu e posto de informação turística de Sines.

O município decidiu também fechar os espaços seniores em Sines e Porto Covo, “tendo em conta que a população idosa pertence a um grupo de elevado risco”, e cancelar o programa de Férias Ativas da Páscoa.

“Estas medidas têm, para já, como horizonte temporal o dia 12 de abril, mas poderão acompanhar os desenvolvimentos a nível nacional”, adianta o município.

A decisão da Câmara de Sines enquadra-se nas orientações da Direção-Geral da Saúde, no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19), no plano municipal de contingência e nas recentes decisões do Governo, nomeadamente na declaração de estado de alerta para todo o país.

Os serviços municipais não se encontram encerrados, mas os munícipes devem reduzir ao estritamente necessário o recurso ao atendimento pessoal, apela a autarquia, que vai emitir instruções para que os pagamentos de faturas possam ser efetuados por transferência bancária.

Também as reuniões públicas de câmara "ficam sem efeito”, embora se mantenham as reuniões ordinárias e extraordinárias “sempre que se justifique”, acrescentou.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu hoje para 112, mais 34 do que os contabilizados na quinta-feira, e os casos suspeitos duplicaram para 1.308.