"Lamentamos informar que os concertos I, II e III, respetivamente nos dias 19 e 22 de março e 3 de abril, foram cancelados", informou o Coro Sinfónico Inês de Castro, responsável pelo ciclo, num comunicado publicado na madrugada de hoje na sua página na rede social Facebook.

A decisão foi tomada devido às recomendações da Direção-Geral de Saúde e ao Plano de Contingência do Município de Coimbra, em que ficou determinado o encerramento ao público até ao dia 03 de abril de todos os equipamentos culturais municipais, explica a organização do ciclo, sem esclarecer se serão definidas novas datas para os concertos cancelados.

Os restantes concertos do ciclo estão previstos para 10 de abril e para outubro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que surgiu na China em dezembro de 2019, como pandemia.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu hoje para 78 em Portugal, mais 19 do que os contabilizados na quarta-feira.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

Em todo o mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 125 mil pessoas e provocou mais de 4.600 mortos.