São pelo menos 11 os casos de óbitos relatados na sequência de alegadas falhas ou erros nas ligações para o número de emergência médica.
Tanto o Ministério Público como a Inspeção Geral das Atividades de Saúde (IGAS) estão a investigar as mortes que ocorreram alegadamente por atrasos na resposta de emergência.
Porém, no meio de toda esta confusão administrativa é necessário esclarecer o que faz esta linha e qual a sua importância.
O que é a linha 112?
O 112 é o número europeu de emergência. É a primeira linha de atendimento em qualquer situação de emergência, seja de saúde, incêndio, segurança ou proteção de pessoas e bens.
Como são processadas as chamadas para a linha 112?
As chamadas são atendidas por elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) nas centrais de emergência. São gratuitas e estão acessíveis a partir de qualquer ponto do país a qualquer hora.
O serviço 112 é coordenado pela PSP e chamadas reencaminhadas de acordo com a situação de emergência.
Quanto tempo demora o 112 a atender uma chamada?
Segundo a PSP, o tempo médio é de seis segundos em situações normais.
Como chegam ao INEM?
Em caso de emergência de saúde, o 112 canaliza as chamadas para os CODU. Depois é feita uma triagem e os operadores do CODU envolvido indicam a melhor forma de proceder, enviando – se necessário – os meios de socorro adequados.
Atualmente, os CODU contam com os meios necessários para o atendimento?
Não. Na terça-feira passada, o presidente do INEM, Sérgio Janeiro, reconheceu que os quatro CODU - Lisboa, Porto, Coimbra e Faro - estão “a trabalhar abaixo dos mínimos”, avançando que seriam necessários cerca de 80 profissionais para o atendimento. Os CODU contam em média com cerca de 45 profissionais.
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