Promovida pela autarquia local em conjunto com várias entidades, a iniciativa visa preservar, valorizar e dar a conhecer "o património imaterial" das tradições quaresmais deste concelho do distrito de Castelo Branco e é também uma oportunidade para cativar mais visitantes, disse a vereadora da Cultura da autarquia fundanense, Alcina Cerdeira.

Com produções próprias em todas as edições, este ano a Quadragésima apresenta "Martyrio" como espetáculo de criação, num trabalho que cruza os cânticos da Quaresma e a poesia de Eugénio de Andrade.

Com direção artística de Susana Quaresma e Mariana Zenha, esta produção será apresentada no dia 11 de abril e baseia-se na criação de um "coro comunitário" que interpretará a tradição oral dos cânticos quaresmais e o denominado "Reportório das Almas da Beira Baixa".

Um dia depois, a 12 de abril, a companhia italiana "Ludovica Rambelli" apresenta a peça de teatro "La Conversione di un Cavallo", um espetáculo com grande impacto visual que apresenta quadros-vivos feitos a partir da obra de Caravaggio.

No dia 13 de abril, na Igreja Matriz terá lugar a apresentação do grupo "A Filetta", originário da Córsega e um dos mais representativos no reportório de canções, dedicadas à Paixão de Cristo.

Destaque ainda para o Concerto da Páscoa da Academia de Música e Dança do Fundão, que decorre no dia 07 de abril.

O calendário religioso é outra das grandes componentes deste ciclo, onde se contam procissões e outros momentos ligados à vivência da fé e realizados em diferentes localidades do concelho, nomeadamente a Procissão do Senhor da Cana Verde, as Ermidas e o Enterro do Senhor, no Fundão, a Procissão dos Penitentes, em Lavacolhos, a Procissão das Pinhas, na Barroca, o Encontro de Lamentação das Almas, em Pero Viseu, e ainda a Via Sacra Noturna na Gardunha.

O programa conta ainda com a realização de exposições, de atividades ligadas ao turismo e natureza e a realização do Mercado Gastronómico da Páscoa e do Festival Gastronómico "Fundão, Aqui Come-se Bem - Sabores da Páscoa".

Ao nível dos produtos, volta a estar à venda o "Pão da Quadragésima", sendo que a novidade deste ano será a apresentação de uma "pen" onde estão registados vários sons e cânticos que são interpretados nesta época.

Por fim, o ciclo de atividades encerra no dia 20, Sábado de Aleluia, ao som dos 63 sinos que compõem o Carrilhão LVSITANS, um dos maiores e mais pesados do mundo e que se ouvirá a partir da Praça do Município.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.