Com o cair da noite aumentou hoje o número de manifestantes nas duas manifestações que decorrem frente ao Centro de Convenções de Filadélfia, Pensilvânia, onde se procede à contagem dos votos por correspondência.

O número de apoiantes da manifestação aumentou visivelmente tornado intransitável a Arch St, rua da zona baixa da cidade de Filadélfia.

Os democratas cantam em uníssono o tema "Wich Side Are You On ?" ("De que lado estás?"), um hino dos mineiros do Kentucky escrito pela ativista Florence Reece em 1931 e popularizado pelos cantores de intervenção norte-americanos Woodie Ghutrie e Pete Seeger.

Ao cântico dos democratas os republicanos respondem com a palavra de ordem "Fora com os Liberais".

Nos Estados Unidos, os apoiantes de Donald Trump usam a designação política "liberal" para identificar os membros do Partido Democrata, ou insultar comunistas ou socialistas.

O número de republicanos também aumentou desde as 17:30 (22:30 em Lisboa) e aumentam a voz pela contagem de "todos os votos legais" alegando que, tal como afirmou o presidente dos Estados Unidos, os votos por correspondência são "ilegais".

Os manifestantes democratas aproximaram-se das grades que protegem a parte republicana da manifestação para insultar os apoiantes de Trump de "supremacistas" membros do "Ku Klux Klan" e "fascistas".

Um apoiante do Partido Republicano, apenas de roupa interior e com uma máscara de Joe Biden, provocou o ruidoso protesto dos apoiantes do Partido Democrata.

As duas manifestações decorrem frente ao Centro de Convenções da cidade de Filadélfia, onde funcionários públicos procedem à contagem dos votos por correspondência do condado sendo que não foi anunciada qualquer hora ou data para o fim do processo.

O Estado confere 20 super eleitores, tornando a Pensilvânia num alvo de atenções particularmente importante para ambos os candidatos.

O aumento do número de manifestantes, das duas partes, fica a dever-se ao encerramento dos estabelecimentos comerciais que por causa da crise sanitária fecham muito mais cedo do que é habitual, sendo que a maior parte das lojas se encontra encerrada e protegida por painéis de contraplacado por receio de distúrbios.

Os agentes mantêm-se na rua, reforçando nos últimos minutos a entrada do Centro de Convenções da cidade de Filadélfia, governada por um autarca do Partido Democrata.

Há dois dias que Donald Trump afirma, sem apresentar provas, que os democratas são responsáveis por "fraude" eleitoral.

O candidato democrata Joe Biden está prestes a conseguir a vitória eleitoral apesar das acusações de Trump sobre a "situação" em três estados considerados cruciais.

Joe Biden, candidato democrata, tem neste momento 253 votos no Colégio Eleitoral (o SAPO24 tem-se baseado nas projeções do New York Times). Donald Trump, atual presidente e candidato republicano, soma 214 votos eleitorais. São necessários 270 votos para ganhar a eleição.

Biden mantém-se no Delaware e tem feito sucessivos apelos à calma e à "paciência" enquanto Trump acusa os democratas de atos fraudulentos, provocando a mobilização dos apoiantes republicanos em vários pontos do país, nomeadamente na cidade da Filadélfia.

Apesar do extremar de posições e dos insultos, nas ruas de Filadélfia não se verificou, até ao momento, qualquer incidente sendo que a rua do Centro de Convenções está fortemente protegida pela polícia.

*Artigo atualizado às 00h23