Uma enxurrada de terra e pedras, provocada pelas intensas chuvas que se têm vivido na Argentina, deixou intransitável a estrada nacional nº 9, entre Volcán e Tumbaya.

"A terra entrou nas casas e deixou-as completamente inabitáveis. São localidades pequenas, mas não temos informações de feridos ou mortos", disse a coordenadora de emergências de Jujuy, Zoe Alí, à emissora TN.

"As forças de resgate chegaram até as zonas mais críticas e, em princípio, não há pessoas presas nas casas", afirmou o diretor de emergências da Cruz Vermelha, Cristian Bolado, à mesma emissora.

Por conta deste contratempo, o percurso do Rali Dakar teve que ser alterado, uma vez que, em parte, passaria pela estrada nº 9.

Tanto Volcán como Tumbaya sofreram com o corte de comunicações e de fornecimento de energia pelo derrube de torres das torres emissoras e de abastecimento.

Este não é o primeiro constrangimento nesta edição da prova, já esta terça-feira, 10 de janeiro, os pilotos partiram de Uyuni, na Bolívia, rumo a Salta, na Argentina, numa especial que já tinha sido reduzida em 72 quilómetros.

No domingo, a sexta etapa já tinha sido suspensa devido a fortes temporais que atingiram diversas regiões da Bolívia.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.