A diretora do serviço de Farmácia do Centro Hospitalar do Tâmega (CHTS) foi substituída depois de, na semana passada, cerca de 600 vacinas contra a covid-19 terem ficado inutilizadas.

Contactado pelo SAPO24, o Hospital de Penafiel afirmou que "não se pronuncia" sobre o assunto "por estar a decorrer um processo de inquérito".

Segundo explicou anteriormente o CHTS, que ponderava avançar com um processo-crime, o lote ficou danificado devido à “utilização inadequada dos sistemas de refrigeração da farmácia do hospital”.

Na quarta-feira, num esclarecimento à agência Lusa, fonte da administração indicou ser de "lamentar profundamente [a inutilização das vacinas], uma vez que, quer no CHTS quer em toda a rede do SNS, são fornecidas instruções de trabalho específicas para o seu manuseamento".

Segundo a fonte, o problema ocorreu com 113 frascos (cada um daria para cinco ou seis vacinas) que tinham chegado na segunda-feira ao hospital e seriam para ser administradas na terça-feira.

O CHTS, que inclui os hospitais de Penafiel e Amarante, tinha indicado, num esclarecimento enviado à Lusa, que o conselho de administração "ordenou de imediato a abertura de um processo de inquérito, para apuramento detalhado do sucedido e das respetivas responsabilidades” e que "atendendo à sensibilidade que esta questão comporta e à sua relevância social, foram ainda determinadas medidas reforçadas de vigilância permanente no local, sempre que existam vacinas para ser administradas".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.237.990 mortos resultantes de mais de 103,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.