"É com profunda tristeza que anunciamos a perda de Tim Bergling, também conhecido como Avicii", diz o comunicado. "Ele foi encontrado morto em Muscat, Omã, nesta sexta-feira à tarde, 20 de abril. A família está devastada e pedimos a todos que respeitem a sua necessidade de privacidade neste momento difícil. Nenhuma declaração adicional será dada", avança a Variety.

Avicii foi um dos pioneiros do Electronic Dance Movement. Ganhou dois MTV Music Awards e um Billboard Music Award.

Os seus maiores êxitos foram as músicas "Levels", "Hey Brother", "Wake Me Up" e "Addicted to You".

A sua morte acontece dias depois de ter sido nomeado para a categoria de melhor álbum de dance/eletronic nos Billboard Music Award, com o seu EP "Avicci (01)".

Avicii deixou de atuar ao vivo em 2016, por motivos de saúde. Há vários anos que o Dj sofria de pancreatite aguda, uma inflamação no pâncreas. Em 2014, removeu a vesícula biliar e apêndice.

Avicii publicou no seu site, em 2016, uma mensagem de despedida dos palcos: "Todos nós atingimos um ponto nas nossas vidas e carreiras em que entendemos o que mais importa para nós. Para mim, é criar música. É para isso que eu vivo, o que eu sinto que nasci para fazer."

"No ano passado parei de tocar ao vivo, e muitos de vocês pensaram que era o fim. Mas o fim dos concertos nunca significou o fim do Avicii ou da minha música. Em vez disso voltei ao lugar onde tudo faz sentido - o estúdio", continua.

"A próxima etapa será sobre o meu amor em fazer música para vocês. É o início de algo novo. Espero que gostem tanto quanto eu", termina.

Em 2o17, trabalhou em colaboração com Rita Ora, Sandro Cavazza e Billy Raffoul.

A Netflix lançou recentemente um documentário sobre o produtor: "Avicii: True Stories".

Avicii atuou três vezes em Portugal: em 2012, em Leça da Palmeira, Matosinhos, em 2013 no festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar, Odemira, e em 2016 no Rock in Rio Lisboa.

Alguns artistas já reagiram à morte do produtor. Calvis Harris, produtor e DJ escocês, escrever no Twitter: "Notícia devastadora sobre Avicii, uma alma bonita, apaixonada e extremamente talentosa com muito mais para fazer. O meu coração está com a família dele. Deus te abençoe Tim."

Marshmello, DJ e produtor de música norte-americano, também dedicou palavras a Avicii:

A banda Imagine Dragons acrescenta: "Trabalhar com ele foi um dos meus momentos favoritos de colaboração. Era demasiado jovem. O mundo era um lugar mais feliz e completo com a sua presença e arte. Envio todo o meu amor para os seus amigos e família".

Também Madonna, com quem o produtor colaborou, lamentou a sua morte. "Tão triste, tão trágico. Adeus, querido Tim".

Avicii nasceu em Estocolmo, no dia 8 de setembro de 1989. O seu sucesso mundial tornou-o num dos DJs mais bem pagos em 2012, de acordo com uma lista da Forbes. 

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.