“Acabei de ordenar ao [Departamento] de Segurança Interna que reforce o nosso já muito rigoroso programa de verificação”, escreveu Trump, na noite de terça-feira, no Twitter.
“Ser politicamente correto é bonito, mas não para isto!”, acrescentou o Presidente dos Estados Unidos.
A política de verificação de imigrantes implica uma investigação mais apertada para identificar aqueles que eventualmente possam simpatizar com extremistas ou representar um risco para a segurança nacional dos Estados Unidos.
Na terça-feira, uma ciclovia movimentada perto do memorial do World Trade Center, em Manhattan, Nova Iorque, foi palco de um ataque cometido por um homem que investiu uma carrinha contra pessoas, causando pelo menos oito mortos e 11 feridos.
A carrinha, que tinha sido alugada, atingiu várias pessoas, com o condutor a abandonar depois a viatura com duas armas de imitação nas mãos.
O homem foi de seguida atingido pelas autoridades no abdómen e acabou por ser detido, com as autoridades a referirem que estava a ser operado e que é esperado que sobreviva.
Segundo as autoridades, citadas pela agência de notícias Associated Press, o alegado responsável pelo ataque é Sayfullo Saipov, de 29 anos, natural do Uzbequistão, que chegou aos Estados Unidos em 2010. Tem carta de condução da Florida, mas tem residido em New Jersey.
O ataque está a ser investigado como um possível caso de terrorismo.
Comentários