Um homem, já depois de ter sido avisado por vigilantes, saltou as grades e passou as barreiras no lado norte do santuário, por forma a chegar à Capelinha das Aparições, afirmou aos jornalistas a diretora de comunicação do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia.
Segundo Carmo Rodeia, os vigilantes que estão no local não conseguiram parar o homem, que também ter-se-á voltado contra militares da GNR.
Já dentro do recinto e próximo da Capelinha das Aparições, o homem, que segurava um quadro com uma imagem da Virgem de Fátima, sofreu uma placagem por parte de um militar da GNR, tendo sido imediatamente imobilizado.
De acordo com a responsável de comunicação do santuário, o homem está de momento retido, à guarda da GNR.
O homem já tinha tentado, durante a tarde, entrar no santuário, pelo lado sul, mas foi impedido por vigilantes da instituição.
Durante o incidente, a agência Lusa identificou uma mulher que também tentava chegar à Capelinha das Aparições, gritando "Deus ajuda-me".
Carmo Rodeia esclareceu que o santuário ainda não sabe se as duas pessoas têm alguma ligação, referindo que a mulher também foi retida pela GNR.
A peregrinação internacional de maio, que começou hoje, realiza-se pela primeira vez na sua história sem peregrinos no recinto do Santuário de Fátima, na sequência das decisões do Governo face à pandemia da covid-19, estando apenas presentes as pessoas diretamente implicadas nos diferentes momentos celebrativos.
As celebrações, que começaram às 21:30 de hoje, vão contar apenas com a presença de pessoas diretamente implicadas nos diferentes momentos celebrativos e, a somar-se aos apelos do Santuário às pessoas para ficarem em casa, a GNR está desde sábado a impedir o acesso de peregrinos a Fátima.
Face à situação "atípica", o Santuário de Fátima pediu aos peregrinos que, não podendo estar presentes, peregrinem "com o coração", desafiando-os a acender uma vela na noite de hoje, nas janelas das suas casas, por forma a repetir "um dos gestos mais icónicos de Fátima".
A peregrinação de maio vai decorrer a partir da Capelinha das Aparições, com transmissão em www.fatima.pt, assim como no canal de Youtube e na página de Facebook do Santuário.
Hoje, após a oração do rosário, seguir-se-á a Procissão de Velas, desta feita num trajeto mais curto.
Comentários