Palavras proferidas por Ferro Rodrigues no jantar que encerrou o primeiro de dois dias de Jornadas Parlamentares em Bragança, no pavilhão Académico.

O antigo líder socialista referiu-se aos resultados macroeconómicos alcançados pelo executivo e concluiu que "Portugal está a cumprir com a União Europeia".

"É tempo de a União Europeia cumprir com Portugal. Da Europa esperamos mais e precisamos muito mais", advogou o presidente do parlamento.

Na exigência de uma reforma na União Europeia, o presidente da Assembleia da República considerou que Portugal não está isolado, tendo ao seu lado, por exemplo, "o Governo conservador da vizinha Espanha e até em alguns aspetos o novo Presidente da República francesa, Emmanuel Macron".

"São cada vez mais os líderes europeus que percebem que depois do 'Brexit', depois das ameaças crescentes da extrema-direita não podemos limitar-nos àquela habitual atitude de quem muda alguma coisa para deixar tudo na mesma. A Europa não pode continuar a desperdiçar oportunidades de se reformar, porque há um dia em que os cidadãos lhe viram definitivamente as costas", advertiu o presidente da Assembleia da República.

Mas Ferro Rodrigues foi ainda mais longe em defesa da reforma da moeda única europeia.

"A zona euro tem de garantir oportunidades para todos e não apenas para a Alemanha. Se a integração em matéria de segurança e defesa é importante, temos de manter no topo da agenda europeia as políticas de coesão e desenvolvimento e a questão da reforma da arquitetura da zona euro. Temos de encontrar em conjunto soluções sustentáveis que facilitem a sustentabilidade da dívida e a aposta no investimento", acrescentou Ferro Rodrigues.

No primeiro discurso da noite, o presidente da Federação de Bragança do PS, Carlos Guerra, falou sobre o desafio das próximas eleições autárquicas no seu distrito.

"É com os olhos postos na governação do PS que vamos enfrentar o desafio das autárquicas para as vencer. É altura de voltarmos a ter a maioria das câmaras no distrito de Bragança", declarou.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.