A companhia aérea britânica EasyJet anunciou hoje ter sido alvo de um ciberataque "altamente sofisticado" que comprometeu os dados pessoais de cerca de nove milhões de clientes.
Os piratas informáticos tiveram acesso aos endereços de 'email' e aos detalhes de viagem dos passageiros e num número mais restrito de casos, de 2.208 pessoas, aos dados de cartões de crédito, indicou em comunicado a companhia, já bastante fragilizada pela pandemia de covid-19.
A EasyJet precisou que os clientes afetados serão contactados nos próximos dias, até 26 de maio, no limite.
A companhia já entrou em contacto com os que tiveram os dados dos cartões de crédito comprometidos.
A EasyJet apresentou desculpas às pessoas afetadas e disse não ter indícios que levem a crer que os dados foram utilizados para fins nocivos, adiantando que se tratou de um ciberataque a partir de uma fonte "altamente sofisticada", mas pediu aos clientes envolvidos para "estarem muito atentos".
O grupo alertou de imediato a organização britânica de cibersegurança e o regulador britânico de proteção de dados.
Este incidente ocorreu numa altura em que a companhia se encontra bastante afetada, como todo o setor aéreo, pela pandemia de covid-19, que levou a uma paragem dos voos.
Na sexta-feira está prevista uma assembleia geral de acionistas para decidir sobre o futuro da equipa dirigente.
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