Os passageiros de um voo da British Airways, de Londres para Düsseldorf, na Alemanha, ficaram desnorteados, na passada segunda-feira, quando, por engano, o avião aterrou em Edimburgo, na Escócia.

O problema parece ter sido originado por questões burocráticas e de comunicação. A British Airways disse que a empresa alemã que fretou o avião, a WDL Aviation, apresentou a rota errada aos controladores de tráfego aéreo, tendo estes, provavelmente, repetido a última rota do avião — que no voo anterior tinha ido precisamente para a capital escocesa, segundo a BA, citada pela BBC.

"Estamos a trabalhar com a WDL Aviation, que operou este voo em nome da British Airways, para estabelecer por que razão o plano de voo incorreto foi apresentado", disse a companhia em comunicado.

O voo BA3271, que descolou de Londres, não pareceu estar em perigo em momento algum. Por causa da informação incorreta, a tripulação - incluindo o piloto - e os controladores de tráfego aéreo aparentemente acreditaram que Edimburgo era o destino pretendido. Estavam tão crentes nisso como os passageiros estavam sobre o facto de se dirigirem para Düsseldorf. Tanto que estes últimos só se aperceberam do erro quando o avião aterrou e se ouviu: “bem-vindos a Edimburgo”.

No Twitter várias pessoas perguntaram como foi possível a troca, ao que a companhia britânica respondeu pedindo desculpas e informando que cada um dos passageiros iria ser contactado individualmente. Na mesma rede social, o Aeroporto de Londres teve uma resposta mais bem humorada: “por muito bom que seja ir a Edimburgo nesta altura do ano pedimos desculpa aos passageiros que viajavam com destino a Düsseldorf no BA3271, operado pela WDL Aviation, e aterraram na capital escocesa”.

As autoridades estão agora a averiguar o que se terá passado.

O avião acabou por ser redirecionado para Düsseldorf.