1. Passagem do Cometa Halley

É um cometa periódico porque, como o nome indica, só é visível na Terra  a cada 74-79 anos. O que faz dele o único cometa visível a olho nu na Terra que aparece nos céus uma vez  por geração. 1986 foi ano de Halley cujo regresso está marcado para 2061.

2. Espanha e Portugal aderem à CEE

A 1 de janeiro, Portugal e Espanha aderem formalmente à então Comunidade Económica Europeia (CEE), a qual passa a contar a partir daí com 12 Estados-Membros.

3. Acidente com vaivém espacial Challenger 

Às 11:38 da manhã de dia 28 de janeiro, o vaivém espacial Challenger descola de Cabo Canaveral, Florida e explode poucos segundos depois. Morreram os seus sete tripulantes, incluindo a primeira tripulante civil em missões deste género.

4. Mário Soares eleito Presidente da República

Foram as eleições mais disputadas da democracia portuguesa até à data, com Portugal a dividir-se entre Soares e Freitas, esquerda e direita. Na 2.ª volta, a 16 de fevereiro, Mário Soares foi eleito Presidente da República.

5. Olof Palme é assassinado

Primeiro-ministro da Suécia entre 1969 a 1976 e entre 1982 a 1986, e um dos símbolos da social-democracia na Europa, é assassinado a 28 de fevereiro à saída de um cinema em Estocolmo.

6. Desastre de Chernobyl

A 26 de abril tem lugar o acidente nuclear na Central Nuclear de Chernobil na Ucrânia (então parte da União Soviética). É considerado o pior acidente nuclear de sempre, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Calcula-se que tenham morrido cerca de 4 mil pessoas.

7. Início do Mundial no México

Tem início no México o campeonato do mundo de futebol organizado pela FIFA. Portugal volta à competição mundial depois de uma ausência de 20 anos, desde o Mundial de Inglaterra, em 1966.

8. Cimeira de Reiquiavique entre Reagan e Gorbachev

O presidente dos Estados Unidos da América e o presidente da União Soviética sentam-se à mesa numa reunião considerada histórica. Três anos depois caía o muro de Berlim, cinco anos depois a União Soviética desmembrava-se.

9. Morre Samora Machel, presidente de Moçambique

Samora Machel morre num acidente de avisão ao regressar de uma reunião internacional em Lusaka. O Tupolev TU-134 que tinha sido cedido pela União Soviética ao líder moçambicano despenhou-se  em Mbuzini, território sul-africano, perto da fronteira com Moçambique, e o acidente alimentou durante anos especulações sobre a sua origem.

10. Nobel, Óscar, Hit

O prémio Nobel da Literatura foi atribuído ao escritor nigeriano Wole Soyinka.

O óscar de melhor filme foi atribuído a "África Minha".

"That's What Friends Are For", que juntou Dionne Warwick, Gladys Knight, Elton John e Stevie Wonder, liderou a tabela da revista Billboard.


 “Chegámos Lá, Cambada” é um documentário produzido pela MadreMedia e que vai estar em exibição no SAPO24 entre 22 de maio e 14 de junho. Ao longo de oito episódios vamos contar a história de 30 anos da seleção, do pontapé de Carlos Manuel, em Estugarda, ao golo do Éder, em Paris, que nos deu a vitória no Euro 2016.

As suas memórias destes 30 anos fazem parte da história. Partilhe-as connosco através do email chegamoslacambada@sapo.pt e os melhores textos serão publicados neste dossier especial.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.