Ashwini Vaishnaw, ministro dos transportes da Índia, confirmou que o descarrilamento, que já matou mais de 300 pessoas e feriu mais de mil, foi causado por um erro nos sinais eletrónicos que enviou um comboio para o trilho errado, acabando por colidir com um outro.

"O acidente deveu-se a uma máquina de ponto, a uma mudança no intertravamento eletrónico. Quem fez isso e como aconteceu será descoberto após investigação adequada. A causa está identificada, assim como as pessoas responsáveis", assinalou o ministro.

De acordo com agência de notícias Press Trust of India, terá sido dado um sinal ao comboio para entrar na linha principal, tendo sido posteriormente retirado. O comboio seguiu então para outra linha e acabou por chocar contra um comboio de mercadorias que estava parado.

Este domingo ainda decorrem trabalhos de resgate, tendo sido recuperados 15 corpos nas últimas horas, ultrapassando assim a fasquia das 300 mortes, neste que é já considerado um dos acidentes ferroviários mais mortais na Índia.