"Há dois anos produzíamos 250 mil garrafas de espumante. Atualmente, não tenho dúvida nenhuma que estaremos produzir, por ano, cerca de 500 mil garrafas e que, dentro de dois anos, estaremos outra vez a duplicar o número. O espumante tem um enorme potencial de crescimento. Na sub-região, quer nos vinhos, quer no espumante, o céu é o limite. Há muito por onde fazer negócio", afirmou Manoel Batista.
O autarca, que falava aos jornalistas à margem da sessão de inauguração da terceira edição da Festa do Espumante, disse que a aposta neste segmento é recente, "tem entre 10 a 15 anos", mas "está a crescer muito rapidamente"
"O mercado está abrir cada vez mais aos espumantes produzidos na região e daí a necessidade de a Câmara realizar este certame para promover a qualidade deste produto", sustentou.
O grão-mestre da Real Confraria do Alvarinho, José Emílio Moreira, destacou a "grande qualidade" do espumante produzido na sub-região de Monção e Melgaço que "ombreia com os melhores espumantes portugueses e franceses".
José Emílio Moreira referiu que aquele espumante tem "cada vez mais escoamento no mercado nacional, nos países onde há emigrantes, no norte da Europa, Extremo-Oriente, América do Norte e Brasil".
Já o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Freitas, afirmou que o Alvarinho "é hoje um embaixador de Portugal no mundo" e que o espumante "está a dar os primeiros passos, mas passos seguros, que começa a ganhar qualidade a ter apresentação".
"Não sendo um produto de excelência, do ponto de vista da exportação, pensamos que os produtores estão preparados para enfrentar esse desafio", disse.
A organização da festa do Espumante, a cargo da Câmara e da EV-Essência do Vinho estima em cerca de cinco mil, o número de visitantes esperados nos três dias do evento, que termina no domingo.
Cerca de duas dezenas de espumantes de 13 produtores, gastronomia regional e uma programação que inclui 'showcookings' e provas comentadas integram o programa da terceira edição.
Além dos espumantes, a festa pretende divulgar os produtos regionais, desde o fumeiro, o queijo, doçaria e até trufas ou gelado de Alvarinho.
O programa inclui sessões de cozinha ao vivo, provas comentadas sobre a capacidade de harmonização gastronómica e a versatilidade do espumante de Alvarinho e animação musical.
Comentários