Uma dúzia de povoações e pequenas localidades ficaram sob ameaça das chamas, obrigando à retirada da popopulação — mas três monges do mosteiro de São Davi, perto de Rovies, no norte de Eubeia, recusaram-se a abandonar o lugar, relatou a imprensa grega, citada pela agência France-Presse.

"As chamas são de trinta a quarenta metros de altura e cercam o mosteiro. Estamos a ficar sufocados com o fumo", disse um monge à agência de notícias grega ANA por telefone.

Numa entrevista ao canal de televisão Skai, o vice-presidente da autarquia de um município próximo, Argyris Liaskos, lamentou que "não se tenha enviado nenhum meio aéreo para apagar o fogo".

"Pelo menos 150 casas foram queimadas", completou.

Devido a uma onda de calor excecional, a Grécia enfrentava cerca de 40 incêndios nesta quarta-feira, incluindo o de Eubeia, onde três bombeiros ficaram levemente feridos.

Um incêndio também começou perto do povoado de Olympia, mas o local dos jogos da Antiguidade não está ameaçado, segundo os bombeiros. Cerca de 100 bombeiros foram mobilizados, com a ajuda de três helicópteros e dois bombardeiros de água, acrescentou a mesma fonte.