A cada um dos participantes caberá plantar uma árvore, tendo sido escolhidas carvalhos, azinheiras e sobreiros. Esta seleção foi feita com o aconselhamento de um engenheiro florestal, para garantir a sobrevivência e manutenção da flora local.

A atividade de reflorestação, que conta com o apoio do Banco Santander, vai abranger uma zona fustigada por um dos muitos incêndios que têm atingido o concelho nos últimos anos, permitindo assim a sua recuperação com a ajuda dos estudantes que estão a chegar à cidade. Desta forma, a UBI pretende que os seus novos alunos contribuam para o restabelecimento de uma zona ardida, ao mesmo tempo que dão um contributo para a melhoria das condições sociais, paisagísticas e ambientais da comunidade onde se vão integrar nos próximos anos. Ao mesmo tempo, permitirá aos estudantes conhecer novos espaços da cidade, alguns mais afastados das faculdades onde irão ter aulas.

A atividade “Reflorestação - 1 novo aluno = 1 árvore” irá também contribuir para a receção responsável dos novos alunos, através da interação dos estudantes do 1.º ano com os restantes. Constitui-se assim como uma das atividades enquadradas na integração dos estudantes que pretendem incentivar práticas responsáveis.

A outra decorre ao longo das próximas semanas e consiste no concurso “Integro”, que vai premiar os núcleos de estudantes que criem ações destinadas aos novos alunos que, entre outros objetivos, estimulem o bom acolhimento, desenvolvimento da criatividade e sensibilização dos estudantes para o papel da solidariedade, promovendo a integração social.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.

Um artigo do parceiro

O INTERIOR é um jornal semanal de informação geral, com carácter regional, incluindo também assuntos de carácter nacional, orientado por critérios de criatividade e sem dependência de qualquer ordem.