De acordo com os jornais Corriere della Sera e La Reppublica, Giuseppe Conte aprovou duas reuniões entre o procurador-geral norte-americano, William Barr, e o responsável pelos serviços secretos italianos, Gennaro Vecchione, com o objetivo de aquele recolher informações que pudessem desacreditar uma investigação sobre um alegado conluio entre a equipa de campanha de Donald Trump e o Governo russo.
Durante dois anos, o procurador-especial Robert Mueller investigou suspeitas de interferência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, bem como de conluio da equipa de campanha de Donald Trump com o Governo de Vladimir Putin, para prejudicar a candidatura da Democrata Hillary Clinton.
De acordo com informações tornadas públicas pelos ‘media’ norte-americanos, William Barr terá entrado em contacto com autoridades e serviços secretos na Austrália, Reino Unido e Itália, para desacreditar a investigação de Robert Mueller.
O jornal italiano Corriere della Sera, escreve hoje que Barr esteve em Roma em agosto passado, para reunir dados sobre a investigação do procurador-especial e regressou na sexta-feira passada para se encontrar com Vecchione, mais uma vez, pouco antes de o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, aterrar em Itália.
De acordo com o jornal, Barr pediu aos serviços secretos italianos para fornecerem informações sobre Josef Mifsud, um professor universitário de Malta que leciona em Roma, que os norte-americanos suspeitam ser um espião ao serviço dos italianos ou britânicos.
Segundo as investigações de Robert Mueller, Mifsud teria prometido a George Papadopoulos, antigo diretor de campanha de Donald Trump (que foi detido por ter mentido à agência FBI, por falsas declarações), informações contra Hillary Clinton, em 2016, num elemento comprometedor no processo do procurador-especial.
O jornal La Reppublica acrescenta que William Barr terá avisado Vecchione que os vínculos entre os serviços secretos dos EUA e da Itália ficariam em risco se não houvesse cooperação sobre este processo.
Comentários