
“É apenas graças aos Estados Unidos da América que os franceses não falam alemão hoje, por isso devem estar muito gratos ao nosso grande país”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, numa conferência de imprensa, chamando ao eurodeputado Raphael Glucksmann “um pequeno e desconhecido político francês”.
A porta-voz da Casa Branca referia-se à ajuda dos Estados Unidos na libertação da França do controlo do regime nazi de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
O deputado de centro-esquerda no Parlamento Europeu, Raphael Glucksmann, criticou este fim de semana a situação atual dos Estados Unidos, afirmando que esta já não representa os valores que levaram a França a oferecer a Estátua da Liberdade em 1884.
A estátua, desenhada pelo escultor francês Auguste Bartholdi, foi oferecida por França aos Estados Unidos a 4 de julho de 1884, para comemorar o centenário da Declaração de Independência.
Comentários