Em comunicado, o Livre divulgou os resultados provisórios das eleições primárias realizadas no domingo para a composição das listas do partido às europeias e aos círculos eleitorais de Lisboa, Porto e Setúbal.

“Depois de uma votação com participação de 40% do colégio eleitoral, os membros e apoiantes do Livre e todos os inscritos para votar escolheram Rui Tavares e Joacine Katar Moreira para liderarem a lista do Livre às eleições europeias de 2019”, refere o comunicado, ressalvando que os resultados apenas serão definitivos após as 48 horas previstas para eventuais reclamações e impugnações.

Joacine Katar Moreira apresenta-se no 'site' do partido como investigadora doutorada em Estudos Africanos, de 36 anos, natural da Guiné-Bissau.

Para as eleições legislativas, os votantes escolheram Joacine Katar Moreira como cabeça-de-lista em Lisboa, Jorge Pinto como cabeça-de-lista no Porto e Ana Raposo Marques como cabeça-de-lista em Setúbal.

As candidaturas do Livre a todos os outros círculos eleitorais para as legislativas e para as eleições regionais da Madeira continuam abertas até 9 de junho, numa votação que decorrerá a 23 de junho.

Nas últimas europeias, o Livre, partido criado em 2014, obteve 2,18% dos votos e não elegeu qualquer eurodeputado.

O historiador Rui Tavares foi eleito eurodeputado em 2009 como independente nas listas do Bloco de Esquerda, partido com o qual rompeu em 2011, e é um dos fundadores do Livre.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.