O comandante dos Bombeiros Voluntários da Santana adiantou à agência Lusa que os donos não estavam no momento no imóvel. No andar superior do estabelecimento estavam “ainda a descansar a filha, o genro e um bebé, que por sorte saíram ilesos”.

“Apenas um rapaz foi transportado ao hospital do Funchal, porque se queixava de ferimentos numa perna”, acrescentou José António Freitas, mencionando que uma pessoa que estava a transportar para o local a funcionária que iria abrir o restaurante também foi atingida por alguns estilhaços, mas “sem gravidade, na cabeça”.

A explosão “partiu os vidros das casas laterais ao restaurante”, moradias que já estão a ser avaliadas por técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) da Madeira, referiu, indicando que “cinco pessoas ficaram desalojadas”.

Quanto ao restaurante, “ficou completamente destruído” e ainda há a registar “danos em duas viaturas”.

O responsável desta corporação indicou que fez deslocar para o local seis viaturas, entre as quais duas ambulâncias, e 19 bombeiros, estando o incêndio resultante desta explosão em fase de rescaldo.

As pessoas desalojadas na sequência da explosão que hoje destruiu completamente um restaurante e a habitação dos proprietários no concelho de Santana, no norte da Madeira, vão ficar em casa de familiares, disse o presidente da Câmara Municipal.

“Os desalojados são o casal proprietário do restaurante, a filha, o genro e duas crianças”, mencionou Dinarte Fernandes à agência Lusa.

Inicialmente, as autoridades deram conta de que havia cinco desalojados, um número agora atualizado pelo autarca.

Dinarte Fernandes realçou que as autoridades, incluindo os técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) da Madeira, “estão a fazer o rescaldo e a tentar fazer a avaliação das estruturas das casas nas imediações, a ver se estão em perigo devido ao impacto da explosão”.

O chefe do executivo municipal acrescentou que “tudo indica não haver problemas” e informou que “só na quarta-feira é que o LREC terá um relatório mais completo da situação”.

O restaurante Bargado´s, aberto desde 1997, foi remodelado há cerca de um ano e meio e funciona com oito empregados.

(Notícia atualizada às 13:03)