A explosão ocorreu cerca das 11:30 locais (menos uma hora em Lisboa), na unidade de Ludwigshafen, junto ao Reno, no oeste da Alemanha, segundo as autoridades e a empresa.

"A explosão, seguida de incêndios, foi registada durante obras num sistema de tubulação", indicou o grupo alemão num comunicado. A fábrica foi encerrada e as causas da explosão estão já a ser investigadas, anunciou a BASF.

Este acidente causou um morto e seis feridos, segundo avança a agência AP.

As autoridades da cidade de Ludwigshafen indicaram que "os serviços de emergência de toda a região estiveram no local para evitar que o fogo atinja outras partes da fábrica”.

Segundo a imprensa local, as autoridades dizem que não existem evidências de que este seja um ataque terrorista.

A explosão causou um morto e seis feridos.

A principal preocupação das autoridades foi resgatar as pessoas na fábrica e impedir que o incêndio se propagasse ao restante complexo industrial, cuja área ronda os 13 hectares.

Foi possível avistar uma longa coluna de fumo negro sobre a fábrica e os moradores da zona foram aconselhados a ficar em casa de portas e janelas fechadas.

Este incidente obrigou à paragem da produção por motivos de segurança.

Os bombeiros utilizaram um barco nas operações de socorro, segundo a município. Na sua conta do Twitter, a cidade anunciou que alguns habitantes estão a queixar-se de irritação das vias respiratórias.

A BASF é uma empresa que opera no setor dos produtos químicos. É líder mundial do mercado e está presente em Portugal.

Este não é o primeiro acidente grave numa fábrica da BASF. Em 1921 uma explosão provocou 585 mortos, nos anos 40 um novo acidente provocou 200 mortos e 3800 pessoas ficaram feridas.

Vários vídeos partilhados na rede social Twitter mostram a fábrica a ser consumida pelas chamas que se seguiram à explosão.

A empresa está a dar informações sobre procedimentos de segurança e passos a seguir, bem como do estado do incêndio, na sua página no Facebook.

Ludwigshafen localiza-se a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Frankfurt.

[título atualizado às 15:30 com o número de vítimas]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.