É a primeira vez que Pietro Parolin visita o santuário da Cova da Iria para presidir à peregrinação que assinala a sexta aparição aos pastorinhos ocorrida há 99 anos e que terá como tema "Quem perder a sua vida? Salvá-la-á".

"Eu estou contente e agradeço o convite. Imagino que devem ter pensado que, por ocasião do 99.º aniversário das aparições, ter a presença do colaborador direto do Papa Francisco poderá ser uma boa preparação para o centenário que será no próximo ano", referiu Pietro Parolin em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

A peregrinação inicia-se oficialmente às 18:30 de hoje, na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos.

Antes, às 17:00, Pietro Parolin marcará presença na conferência de imprensa agendada para a sala de imprensa do Centro de Comunicação Social do Santuário. Pelas 21:30, decorre uma dos pontos altos do primeiro dia de celebrações, a bênção solene das velas e rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas, no recinto e a missa internacional.

Na quinta-feira, a celebração final começa às 09:00 com o rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se, a partir das 10:00, a procissão para o altar, missa, bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

O Papa Francisco anunciou que prevê viajar a Fátima e que a deslocação, para já de um dia, a 13 de maio de 2017, decorrerá por ocasião do centenário das aparições marianas aos pastorinhos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.