As posições foram transmitidas por Ferro Rodrigues no início do jantar de Natal do Grupo Parlamentar do PS, num curto discurso em que começou por elogiar o clima "de distensão" política e social existente em Portugal com o atual Governo.
"Chegam lá de fora ventos com mau cheiro, começando pelos resultados na Andaluzia, passando pela França, a Itália, para não falar um pouco mais a leste. O populismo não é apenas uma palavra de retórica, tem sempre como inimigo principal o ataque ao parlamento. É sempre fundamental esse ataque em qualquer estratégia de extrema-direita", apontou o presidente da Assembleia da República.
Segundo Ferro Rodrigues, os democratas "têm a obrigação de defender o parlamentar".
"Temos de defender o parlamento com os nossos valores e com o nosso comportamento cívico e político. Agradeço ao Carlos César a forma firme como o PS se colocou na sequência dos mais recentes ataques ao parlamento", referiu, embora tenha depois condenado "práticas de 'chico espertice' e as suspeitas de irregularidades" em relação a alguns deputados.
Carlos César diz sentir-se confortável apesar dos "ataques detratores da transparência do Parlamento"
O líder parlamentar do PS afirmou que espera, em nome da estabilidade política", que o seu partido obtenha "uma grande vitória" nas próximas eleições e salientou a capacidade de diálogo dos socialistas nos últimos três anos.
Também presente no jantar de Natal do Grupo Parlamentar do PS, aludiu, de forma indireta, às recentes polémicas sobre comportamentos de deputados, designadamente no que respeita ao registo de falsas presenças em plenário.
"Num momento em que se desenham alguns ataques detratores da transparência do parlamento, sinto-me muito confortável com a esmagadora maioria daquele com quem contacto, sejam deputados ou funcionários", disse.
Segundo o líder da bancada socialista, "há razões para o Grupo Parlamentar do PS se orgulhar dos resultados do seu trabalho".
"Somos o Grupo Parlamentar que mais se empenha no apoio ao Governo, mas somos um grupo que se tem distinguido pelas suas capacidades na lide parlamentar. Não gosto da palavra lide", ressalvou, ouvindo-se então algumas gargalhadas.
Ainda nesta sua intervenção no jantar de Natal do Grupo Parlamentar do PS, o líder da bancada, Carlos César, fez uma breve intervenção em que começou por saudar o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, considerando que a sua ação "tem prestigiado a instituição parlamentar.
Em seguida, Carlos César saudou a presença do primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, dizendo que a sua bancada tem "ajudado a realizar e não poucas vezes a melhorar" a concretização do programa do Governo.
Dos membros do executivo, o líder da bancada socialista destacou o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos: "É como se fosse um camarada deputado, porque nos ajuda na missão de procurar que a decisão seja a melhor possível e que os consensos aconteçam para a concretização do programa do Governo".
"A sua eficiência e a sua humildade têm sido fundamentais", acentuou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.
Em relação aos outros membros do executivo, Carlos César deixou uma nota de humor, sobretudo aos que se encontram há menos tempo em funções: "Em pouco tempo se têm adaptado à necessidade de um diálogo rigoroso e apertado com o Grupo Parlamentar do PS", referiu, provocando risos na sala.
No Jantar de Natal do Grupo Parlamentar do PS, entro outros membros do Governo, estiveram presentes os ministros da Defesa, Agricultura, Saúde, Educação, Infraestruturas, Trabalho e Segurança Social.
Comentários