Segundo o gabinete de Ferro Rodrigues, o Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que já se realiza desde 2009, tem “o objetivo de contribuir, de forma útil, para o conteúdo substantivo das cimeiras governamentais luso-espanholas”.
Antecedendo a XXX cimeira governamental luso-espanhola, que decorre em Valladolid, em 21 de novembro, a edição de 2018 do Fórum Parlamentar, organizado pelo Congresso dos Deputados de Espanha, inclui na sua agenda o tema de “Portugal e Espanha na Europa”, além de assuntos como pensões, saúde, política social e de ciência, educação, universidades, cooperação em matéria cultural e de infraestruturas.
A cimeira ibérica será a primeira luso-espanhola que reunirá o primeiro-ministro português, António Costa, e o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, em Valladolid, Espanha.
O encontro estará subordinado ao tema das relações transfronteiriças e ao esforço comum para aproximar as zonas das fronteiras que foram abandonadas, especificou António Costa em declarações aos jornalistas no dia 06 de outubro.
A delegação do parlamento português integra os deputados Duarte Pacheco e Idália Salvador Serrão, secretários da Mesa da Assembleia da República, e os presidentes e vice-presidente das Comissões de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, dos Assuntos Europeus, de Economia, Inovação e Obras Públicas.
Integram ainda a comitiva os presidentes e vice-presidentes da Comissão de Educação e Ciência, de Saúde, de Trabalho e Segurança Social, e de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.
O deputado Luís Testa também faz parte da delegação na qualidade de vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal – Espanha.
Comentários