"A Força Aérea realizou, entre a noite de ontem e a tarde de hoje, dias 18 e 19 de maio, um transporte de urgência de dois recém-nascidos, um transporte de órgãos para transplante e efetuou o resgate de uma pessoa que se encontrava a bordo de um navio. As três missões foram realizadas nas últimas 24 horas", pode ler-se em comunicado divulgado às redações.

Na primeira missão, pelas 22h00 de 18 de maio, o EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – Pumas, descolou da Base Aérea n.º 6 para "resgatar uma pessoa a necessitar de assistência médica urgente que se encontrava a bordo do navio Sealand Washington, a cerca de 220 km do Montijo".

No mesmo dia, pelas 23h50, uma aeronave Falcon 50, da Esquadra 504 – Linces, "descolou em direção a Ponta Delgada para realizar o transporte de dois bebés – um recém-nascido e um com dois meses –, dos Açores para o Continente". De acordo com a FAP, a bordo da aeronave seguiu uma equipa de saúde militar composta por um médico e dois enfermeiros "para garantir todos os cuidados durante a viagem".

Já na manhã de hoje, 19 de maio, o Falcon 50 foi ativado novamente, "para efetuar o transporte de órgãos para transplante, numa missão realizada em território nacional".