A agência também pediu à Google "que esclarecesse as regras de operação da sua plataforma Google Ads e os processos de suspensão de contas" de alguns anunciantes.
Isabelle de Silva, presidente da autoridade, disse em conferência de imprensa que esta é a terceira punição mais importante por abuso de posição dominante.
"Quando se tem grandes poderes, tem-se grandes responsabilidades", disse ela.
"É perfeitamente legítimo que uma operadora como a Google tenha regras de acesso ao seu serviço de publicidade relacionadas com as pesquisas na Internet. Mas essas regras devem ser claras e não depender de cada cliente ou aplicadas de maneira irregular", acrescentou.
Segundo a responsável, "a posição dominante da Google é extraordinária" no mercado de publicidade relacionada com os mecanismos de busca, com uma participação de mercado entre 90% e 100%.
A falta de clareza sobre as regras que a Google aplica aos anunciantes conseguiu conter o desenvolvimento de novos sites inovadores, destacou a autoridade da concorrência.
"A Google deve enviar um relatório dentro de dois meses, detalhando as medidas e os procedimentos que pretende aplicar para cumprir os requisitos", acrescentou.
A Google já disse que vai recorrer da decisão, noticia a Reuters.
Este ano, a Google já tinha sido sancionada em França, com uma multa de 50 milhões de euros, por infringir regras de proteção de dados exigidas pelo regulamento da União Europeia, ao não cumprir os mecanismos para garantir o consentimento por parte dos utilizadores para utilização dos seus dados.
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