O Airbus Alitalia partiu hoje do aeroporto de Fiumicino, perto de Roma, às 14:12 locais (13:12, hora de Lisboa).
Os milhares de peregrinos que enchem hoje o recinto do Santuário de Fátima bateram palmas quando o avião que transporta o papa Francisco aterrou na base aérea de Monte Real, no concelho de Leiria.
O avião papal aterrou em Portugal às 16:10, momento em que no Santuário de Fátima se ouviram aplausos.
Antes, a grande assembleia de fiéis, que há horas está concentrada no recinto de oração, mantinha-se de olhos postos nos vários ecrãs instalados no espaço, enquanto alguns grupos iam entoando cânticos e vivas ao papa.
A partir do altar do recinto, o animador informou os peregrinos da chegada do papa Francisco a solo português, convidando os presentes a acompanharem o momento através dos ecrãs.
Na Base de Monte Real, a banda da Força Aérea tocou o Hino do Vaticano e o Hino Nacional.
O papa é recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Ferro Rodrigues. O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, também se encontra presente.
O papa Francisco afirmou hoje que a viagem a Fátima é “ algo especial, de oração” e de “encontro com o Senhor e com a santa mãe de Deus”.
“Esta viagem é algo especial, uma viagem de oração de encontro com o Senhor e com a santa mãe de Deus”, disse Francisco aos jornalistas que seguiram no voo papal em direção a Monte Real onde o papa aterrou e de onde partirá para Fátima de helicóptero.
A curta mensagem à imprensa foi feita menos de uma hora após a partida do aeroporto de Fiumicino pelas 14:10 locais (13:10 em Lisboa).
A visita a Fátima é a 19.ª viagem internacional de Francisco, cujo pontificado começou em março de 2013. Até à data, o pontífice visitou um total de 27 países. Portugal é o 28º. país a receber a visita do papa Francisco.
O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no sábado.
O papa estará hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de maio de 1917 e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.
Francisco é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram em Fátima, o maior templo mariano do país, foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).
[Artigo corrigido às 17h35]
Comentários