José Luís Carneiro adiantou que entre as 80 situações reportadas ao gabinete de emergência consular estão perdas de documentos.

O gabinete de emergência consular recebeu “80 contactos para reportar situações que as pessoas consideram de emergência, mas não significa que se trata sempre de situações de emergências”, disse o governante.

O secretário de Estado afirmou que o gabinete de emergência consular funciona 24 horas por dias e está “totalmente disponível” para prestar apoio aos portugueses no estrangeiro, estando o seu contacto disponível no portal no portal das comunidades portuguesa.

“Permite em circunstância de dificuldade poder prestar, de forma mais ágil, apoio aos portugueses”, sustentou.

O gabinete de emergência consular visa a prestação de apoio consular, em situações de emergência, aos cidadãos nacionais que se encontrem no estrangeiro e funciona com um sistema de atendimento permanente.

O secretário de Estado avançou ainda à Lusa que este gabinete está a acompanhar uma família portuguesa de quatro pessoas que na noite de sábado teve um acidente rodoviário no interior da Escócia.

Segundo José Luís Carneiro, o casal português com dois filhos está a passar férias na Escócia e estão os quatro hospitalizados, um dos quais a inspirar cuidados, mas fora de perigo de vida.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.