De acordo com a proposta que vai a votos na reunião de Câmara de segunda-feira, será votada a "restrição de circulação das 06:00 às 20:00, todos os dias, sendo neste horário apenas permitida a circulação dos veículos autorizados", que no caso são os transportes públicos e velocípedes.
Assim, na prática, a Câmara de Gaia abre a porta ao tráfego rodoviário geral no restante horário noturno, entre as 20:00 e as 06:00, alterando as regras em vigor desde 14 de abril, data da reabertura do tabuleiro após obras de reabilitação, que reservam a circulação ao aos transportes públicos e velocípedes durante 24 horas.
Nos documentos técnicos a que a Lusa teve acesso, esclarece-se que a proposta pretende "maximizar a utilização da infraestrutura em benefício de todos", permitindo "a circulação de outros veículos entre as 20:00 às 06:00".
Os documentos indicam ainda que foram realizadas pelo menos três reuniões entre as câmaras do Porto e Gaia, e a sinalização proposta, "caso seja aprovada, deverá ser colocada em simultâneo com a sinalização a colocar pela Câmara Municipal do Porto".
Segundo os documentos a que a Lusa teve acesso, no dia 12 de julho, técnicos da Câmara de Gaia referem que o horário proposto "mereceu a concordância dos dois municípios", apesar de não terem, à data, "rececionado a validação formal da aceitação do horário em que se pretende manter a restrição à circulação".
"Foram levadas em consideração contagens (no tabuleiro inferior, ambos os sentidos, de: veículos (autorizados e não autorizados), velocípedes e peões) realizadas pela Câmara Municipal do Porto [...], nas quais se verifica uma considerável redução do tráfego pedonal a partir das 20:00", pode ler-se no documento da Câmara de Gaia.
Nas contagens, a que a Lusa também teve acesso, realizadas a um sábado e a uma segunda-feira de junho (dias 10 e 12), a hora de maior fluxo de peões, ao sábado, foi entre as 18:00 e 19:00 (13.898 pessoas), seguidas de entre as 17:00 e 18:00 e 19:00 e 20:00 (com cerca de 7.100 em cada faixa horária).
Noutro sábado de menor afluência à ponte (17 de junho) registaram-se 2.801 peões na travessia entre as 18:00 e 19:00 e 2.592 peões entre as 19:00 e 20:00, números que baixaram para menos de 1.600 no restante período noturno (até à meia-noite), ao passo que na segunda-feira seguinte (dia 19) o número de peões não superou os 1.500 entre as 18:00 e a meia-noite.
Quanto a bicicletas, o período de maior afluência nas contagens realizadas em 10 e 12 de junho foi entre as 10:00 e as 12:00, tendência que se verificou tanto no sábado 10 (máximo de 267 veículos) como na segunda-feira 12 (máximo de 105).
Os veículos de transporte público (que incluem táxis) também registaram maior afluência no sábado dia 10 entre as 18:00 e as 20:00 (máximo de 76 veículos), e à segunda-feira a maior intensidade deu-se entre as 16:00 e as 20:00 (máximo de 59 veículos).
Já o tráfego de veículos não autorizados também atingiu a maior proporção ao sábado entre as 18:00 e 20:00 (124 e 123 veículos em cada hora, respetivamente), e à segunda-feira os números maiores registaram-se entre as 19:00 e as 21:00 (62 e 65, respetivamente).
No dia 10 de maio, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse que o tabuleiro inferior da ponte Luiz I, que liga a cidade a Gaia, continuaria "com a utilização que está", ou seja, para a mobilidade suave e transportes públicos.
No dia 08, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que o balanço da reabertura da ponte apenas à circulação de transportes públicos, bicicletas, táxis e peões era “superpositivo”.
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