Em comunicado, a GNR adianta que o resgate dos migrantes foi efetuado pelos militares destacados na ilha de Samos e na ilha de Kastellorizo, na Grécia.

O resgate ao largo da ilha de Samos ocorreu na quarta-feira durante uma ação de patrulhamento marítimo, quando os militares detetaram os migrantes num barco de borracha.

Ao largo da ilha de Kastellorizo, o resgate ocorreu hoje quando os militares detetaram os migrantes numa embarcação de borracha a naufragar com os flutuadores rasgados junto a uma zona rochosa, tendo encontrado os migrantes nas referidas rochas e alguns ainda na água.

Desde 01 de março, a força portuguesa destacada em Samos e Kastellorizo já resgatou 830 migrantes dos quais 336 crianças, 213 mulheres e 281 homens.

A operação FRONTEX foi criada para prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.