Segundo o governante, aquela verba junta-se aos 39 milhões de euros que já tinham sido anunciados em junho, destinados à requalificação de escolas no Norte.

"São novas dezenas de escolas que vão ter a fortuna de ter os seus espaços requalificados para que possam cumprir em pleno, como aqui acontece, uma vida nova", afirmou.

Tiago Brandão Rodrigues falava hoje em Fafe, no distrito de Braga, na inauguração da requalificação e ampliação da escola secundária da cidade e da Escola Carlos Teixeira, do ensino básico, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

As obras realizadas naqueles estabelecimentos, onde estudam quase 3.000 alunos, representaram um investimento de cerca de 10 milhões de euros, 4,4 dos quais assumidos pela Câmara de Fafe, no âmbito de uma parceria com a administração central.

O titular da pasta da Educação referiu que a reprogramação do Portugal 2020 vai alocar, no total, cerca de 111 milhões para a requalificação de escolas, em vários pontos do país.

Recordou, também, que nos últimos anos, em colaboração com os municípios, o país alocou 350 milhões de euros de fundos comunitários, com "intervenções em mais de 200 escolas".