Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores refere que, de acordo com o IPMA, "uma depressão complexa a norte do arquipélago, com um sistema frontal associado com atividade moderada a forte, provocará um agravamento do estado do tempo particularmente nas ilhas dos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central" (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial).
No grupo Ocidental, o aviso amarelo, estará ativo entre as 00:00 e as 12:00 de sexta-feira (01:00 e 13:00 em Lisboa), período em que está prevista precipitação por vezes forte e podendo ser acompanhada por trovoada.
No grupo central, o aviso amarelo vigora entre as 03:00 e as 15:00 de sexta-feira (04:00 e 16:00 em Lisboa).
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, nomeadamente consolidação de telhados, portas e janelas, limpeza dos sistemas de drenagem das residências e guardar os objetos soltos.
Não circular sem necessidade, tendo em conta a formação de lençóis de água nas estradas, são outras das medidas de autoproteção da Proteção Civil açoriana.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Comentários