Tendo em conta as necessidades atuais do setor cultural, a Fundação Gulbenkian vai investir mais de um milhão de euros em formação e criação de várias dimensões artísticas individuais e coletivas.

Podem candidatar-se a tais apoios artistas portugueses que residam e trabalhem em território nacional e instituições privadas sem fins lucrativos de produção artística.

O objetivo da Fundação passa por chegar a um maior número de agentes artísticos, apoiando as suas estruturas de criação e privilegiando a originalidade e a inovação.

Do montante total, 600 mil euros estão destinados a bolsas de formação no estrangeiro em artes visuais, artes performativas e música. Já para o apoio à criação artística de obras originais em artes visuais, cinema, dança e teatro estão alocados 350 mil euros. Através da delegação da Fundação em Paris, estão também previstos 200 mil euros para a realização de exposições em França.

Para Isabel Mota, presidente da Fundação Gulbenkian, estes apoios são "uma aposta na continuidade do trabalho e na capacidade de criação dos nossos artistas, em tempos difíceis, bem como um incentivo à formação dos jovens no estrangeiro, através da concessão de bolsas".

As candidaturas decorrem até 30 de abril no site da Gulbenkian.