O candidato, que há largos anos integra as listas da CDU, explicou à agência Lusa que decidiu abandonar esse projeto por "sentir que há muito tempo se discutiam assuntos com decisões já tomadas e não querer branquear a situação".

Além disso, tem vindo nos últimos meses a receber incentivos para ser o cabeça-de-lista à Câmara (no distrito de Leiria) e entendeu que, face à lista ao município e ao programa da CDU, "não era esse o caminho que queria percorrer".

O independente quer auscultar a população antes de elaborar o programa eleitoral e para isso estão já previstas reuniões a 08 e 15 de abril.

Contudo, considerou como indispensáveis a mobilização dos trabalhadores da Câmara, "alguns dos quais estão subaproveitados"; o desenvolvimento económico, com "uma porta aberta para os empresários e para os investidores"; a defesa de melhores serviços de saúde e uma aposta na educação para "aumentar as qualificações" dos jovens.

Numa carta aberta à população, datada do passado dia 27, Henrique Bertino reconhece que foi a "decisão mais inquietante" que tomou, ao "cortar" com o percurso autárquico de "quase toda a vida", enquanto eleito da CDU.

O independente, 60 anos, é desde 2013 presidente da Junta de Freguesia de Peniche e foi presidente da Junta de Freguesia da Ajuda (antes da fusão das três freguesias existentes na cidade) durante 12 anos.

Henrique Bertino é o quinto candidato à Câmara a surgir no concelho, depois de Filipe de Matos Sales (PSD), da independente Márcia Henriques, de Rogério Cação (CDU) e de Jorge Gonçalves (PS).

O atual presidente da Câmara, António José Correia (CDU), não se pode recandidatar por atingir o limite de mandatos autárquicos e vai ser o cabeça-de-lista da CDU à Assembleia Municipal.

As eleições autárquicas deste ano realizam-se a 01 de outubro, anunciou hoje a ministra da Presidência.

Nas eleições autárquicas de 2013, a CDU elegeu três elementos para a Câmara, o PS dois e o PSD outros dois.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.