Todos os dias a agência Lusa nos presenteia com um apanhado de acontecimentos históricos importantes que se passaram nessa data ao longo dos tempos.

Recupero alguns dos que me chamaram mais a atenção hoje. Com a curiosidade de haver algumas coincidências com aquilo que é também notícia este domingo.

1567 - Nasce o escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra, criador do romance moderno com o famoso “Dom Quixote de La Mancha" (“El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha”, no original). O livro foi publicado pela primeira vez em 1605.

1908 - Morre o escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis. Tinha 69 anos.

Aproveito para deixar uma sugestão: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” é um magnífico livro de 1881 em que um homem morto conta a sua história do fim para o princípio.

1964 - Surge a personagem de banda desenhada Mafalda, a Contestatária, criada por Quino, no diário argentino Primera Plana.

1983 - A Microsoft divulga o Word 1.0, a primeira versão do seu processador de texto. Wow!

1984 - Nasce uma grande amiga minha, que me inspira todos os dias (de alguma forma) a ser a melhor versão de mim mesma. Esta data não estava na Lusa, como é evidente, mas quis partilhá-la aqui, já que, para estar a fazer chegar - com gosto! - as notícias aos nossos queridos leitores, não estou a celebrar o momento ao lado dela.

2013 - Realizam-se eleições autárquicas em Portugal.

Não são os governos locais que estão em causa desta vez, mas também hoje é dia de votar para aqueles que escolheram fazê-lo antecipadamente - mais de 56 mil pessoas. Parece que em Lisboa (onde havia 21.600 inscritos) o processo melhorou muito em relação ao voto antecipado para as Europeias. As eleições legislativas são já no próximo domingo (6 de outubro) e pode acompanhar a campanha aqui no SAPO24.

2013 - O ciclista português Rui Costa sagra-se campeão mundial de ciclismo, ao vencer a prova de fundo nos Mundiais de Florença, em Itália.

Substituímos a bicicleta pelas pernas e o primeiro lugar pela prata, e temos a medalha que João Vieira conquistou ontem nos 50 km de marcha. É o mais velho atleta a ganhar uma medalha em Mundiais de atletismo, todas as provas incluídas. Parabéns, João Vieira!

2019 - Deixo os meus desejos de uma excelente semana. O meu nome é Margarida Alpuim e hoje o dia (ao longo dos séculos) foi assim.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.