A favor da UE:
The Guardian: O jornal, considerado de esquerda, The Guardian pediu o voto a favor da UE na segunda-feira. "Vote a favor de um país unido, aberto ao mundo, e vote contra uma nação dividida que se fecha em si mesma", afirmou no editorial. O jornal publicou ainda um guia para o leitor convencer amigos e vizinhos. Na sua edição dominical, The Observer, também apoia a permanência na UE.
The Times: O jornal que é um reduto das tradições pediu no sábado o voto pela UE e o compromisso pela reforma do bloco europeu. "O melhor desenlace do referendo seria uma aliança de nações soberanas da UE, lideradas pelo Reino Unido, dedicadas ao livre comércio e às reformas", afirmou. Mas a sua edição dominical, assim como o The Sun, todos de propriedade do magnata australiano Rupert Murdoch, apoiam a saída da UE.
The Independent: Apoia a permanência. "Um voto a favor da UE não é um voto cobarde e sim confiante; não é um voto para ceder controlo, e sim para colaborar num mundo globalizado", escreveu no editorial.
The Mail on Sunday: A edição dominical do tabloide apoia a permanência na UE "em nome de um Reino Unido mais seguro, livre e próspero" e contra o "salto ao vazio" que poderia empobrecer o país. "Para que uma Grã-Bretanha moderna brilhe e prospere, temos que trabalhar com, e não contra, nossos sócios europeus", argumentou.
Contra a UE:
The Sun: O jornal britânico mais vendido pediu aos seus leitores o voto a favor da ruptura com Bruxelas numa edição com a manchete "BeLEAVE in Britain", uma contração das palavras "acreditar" (believe) no Reino Unido e "deixar" (leave) a UE. "Vote a favor da saída e reafirmaremos nossa soberania, abraçando o futuro como uma nação auto-governada, poderosa e invejada por todos", afirmou o tabloide.
The Daily Telegraph: O jornal conservador posicionou-se nesta terça-feira. "Um mundo de oportunidades aguarda um Reino Unido plenamente independente". "Se o referendo desta quinta-feira é uma escolha entre medo e esperança, escolhemos a esperança". Na sua edição dominical, The Sunday Telegraph, também apoia a saída.
The Sunday Times: A edição dominical do jornal The Times assumiu uma posição diferente da edição diária. "Sim, temos que estar preparados para as dificuldades, mas temos que manter a calma", escreveu no editorial de domingo passado. "Este referendo pode ser a melhor oportunidade que teremos de colocar um freio a um projeto europeu centralizado".
Daily Mail: O jornal posicionou-se a favor do Brexit nesta terça-feira, após o debate realizado em Londres com a presença de 6 mil pessoas. "Mentiras, a elite, ou um grande futuro fora de uma Europa quebrada e moribunda?" - pergunta o jornal na sua manchete. "Se você acredita no Reino Unido, vote pela saída".
Comentários