“Concluída a avaliação preliminar sobre as causas do incêndio no túnel da Avenida João XXI, e que levaram ao encerramento desta infraestrutura, a CML [Câmara Municipal de Lisboa] vem por este meio comunicar que a avaliação efetuada pelas equipas técnicas do municípios, coordenadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, apontam para uma falha no sistema de controlo elétrico que faz a transição da energia da rede com a energia produzida pelo grupo gerador, em caso de falha da rede, como aconteceu esta manhã”, avança a câmara em comunicado.
Assim, e até que “estejam repostas todas as condições de segurança, o túnel continuará encerrado”, lê-se na mesma nota.
“A avaliação mais detalhada do que aconteceu, e das medidas necessárias para a reposição das condições de operação e circulação em plena segurança, estão a decorrer”, refere ainda o município.
O incêndio, que motivou o corte de trânsito nos dois sentidos pelas 09:40, não fez vítimas e acabou por ser extinto às 10:55, segundo os bombeiros.
As autoridades tinham avançado inicialmente tratar-se de um fogo num posto de transformação da EDP.
Mais tarde, a EDP Distribuição afirmou, em comunicado, que o posto de transformação e o gerador associado não pertencem à empresa, e deu conta de uma avaria na rede de média tensão na zona do Campo Pequeno.
Comentários