As atividades da campanha "Castelo de Paiva no Coração" decorrem até dia 19 e são organizadas, em várias localidades do município, pela Câmara Municipal, em parceria com juntas de freguesia, instituições particulares e comerciantes.

"A iniciativa tem como objetivo recolher o máximo de fundos para as vítimas do incêndio que arrasou o este concelho, onde as palavras de ordem serão ‘ajudar', ‘reconstruir' e ‘reflorestar'”, refere a organização.

De acordo com o presidente da autarquia, Gonçalo Rocha, o incêndio dos dias 15 e 16 de outubro destruiu cerca de 80% da mancha florestal do concelho, cerca de três dezenas de casas e algumas empresas.

O presidente Gonçalo Rocha, citado num comunicado enviado à Lusa, "realça a importância e a oportunidade deste projeto".

O autarca agradece "a todas as pessoas, artistas, grupos musicais, coletividades e entidades que se associaram a esta iniciativa solidária".

"Espero que esta ação se traduza num grande sucesso e possa dar um forte contributo e uma grande ajuda para minimizar as perdas e danos do terrível incêndio que reduziu o concelho a cinzas", comentou, reafirmando a promessa de que vai continuar "a lutar para que Castelo de Paiva possa renascer e reencontrar-se com a vida".

Entre as iniciativas, contam-se vários espetáculos musicais, com grupos da região, um jantar solidário, uma caminhada e noites de dança nos bares do concelho, entre outras atividades.