No grupo oriental, ilhas de Santa Maria e de São Miguel, a passagem a sueste do furacão Ophelia “deverá provocar precipitação forte e vento com força de tempestade tropical”, além de agitação marítima forte, informa a delegação regional dos Açores do IPMA.
Assim, estas duas ilhas estão sob ‘Aviso Laranja’ para vento e ‘Aviso Amarelo’ para agitação marítima a partir das 12:00 de sábado até às 06:00 de domingo (mais uma hora em Lisboa).
É esperado vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas até 100 quilómetros/hora para São Miguel e superior a 100/quilómetros/hora em Santa Maria.
O IPMA emitiu ainda um ‘Aviso Laranja’ devido à chuva forte prevista entre as 12:00 e as 24:00 de sábado, em Santa Maria e São Miguel.
Nos grupos central (Faial, Terceira, São Jorge, Pico e Graciosa) e ocidental (Flores e Corvo), o IPMA informa que “uma superfície frontal com atividade moderada a forte irá atingir” estas sete ilhas a partir da próxima madrugada, provocando precipitação forte que poderá ser acompanhada de trovoada.
Nesse sentido, o IPMA emitiu um ‘Aviso Laranja’ para chuva forte para as cinco ilhas do grupo central entre as 00:00 e as 18:00 de sábado. Neste período vai vigorar ainda um ‘Aviso Amarelo’ para trovoada.
Para as Flores e Corvo, entre as 03:00 e as 18:00 de sexta-feira está prevista trovoada e precipitação forte.
O ‘Aviso Laranja’ é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA anunciou hoje que furacão Ophelia registou já rajadas de vento de 185 quilómetros/hora e continua a aumentar a probabilidade dos seus efeitos atingirem as ilhas de Santa Maria e de São Miguel.
No último comunicado emitido pelo Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA, às 15:00 locais o centro do furacão Ophelia, de categoria 1, estava a 1.145 quilómetros a sudoeste dos Açores, mas verificava-se “um aumento da intensidade do vento nas últimas 12 horas”, com vento médio estimado de 150 quilómetros/hora e rajadas na ordem dos 185 quilómetros/hora.
A probabilidade de o ciclone influenciar o estado do tempo a partir de sábado em São Miguel variava então entre 40 a 50% e em Santa Maria varia entre 60 a 70%.
Comentários