Em comunicado, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) assinala que, “além do previsível aumento do número de passageiros no Aeroporto Humberto Delgado, em especial entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, estão já previstas restrições à circulação rodoviária na cidade e áreas circundantes”, devido à realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Neste sentido, “realça a importância de os passageiros se dirigirem atempadamente para o aeroporto, procurando estar atentos e antecipar eventuais restrições e dificuldades na rede rodoviária e no sistema de transportes da cidade de Lisboa”.

Em causa está, sublinha, a possibilidade de os passageiros conseguirem realizar as formalidades de embarque, incluindo o ‘check-in’, controlo de segurança e controlo de fronteiras, quando aplicável.

Recomenda, ainda, aos passageiros que “comuniquem os seus contactos às transportadoras aéreas com as quais planeiam viajar, de modo a serem informados sobre eventuais constrangimentos relacionados com os respetivos voos, e verificar a informação disponível nas páginas da internet da transportadora, do aeroporto e da ANAC antes de se deslocarem para o aeroporto”.

A ANAC informou ainda que os seus serviços de atendimento presencial ao público estarão encerrado nos dias 03, 04 e 07 de agosto, “estando assegurada a prestação de serviço de atendimento por via eletrónica, devendo ser encaminhados todos os pedidos para o endereço geral@anac.pt”.

Por outro lado, assinala que “reforçará o atendimento presencial ao público no dia 08 de agosto e dias seguintes”.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o Papa Francisco, de 01 a 06 de agosto.