Em comunicado enviado à agência Lusa, a Coligação Democrática Unitária (CDU) indicou que a apresentação do cabeça de lista por Évora realiza-se, na quinta-feira, às 18:30, numa unidade hoteleira da cidade alentejana.

A sessão vai contar com "a participação e intervenções de João Oliveira, primeiro candidato da CDU às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Évora, e de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP", pode ler-se no comunicado.

Também hoje, em comunicado enviado às redações, a CDU dá conta também que o deputado João Dias volta a concorrer por Beja, Manuel Pires da Rocha volta a encabeçar a lista por Coimbra, Ana Leitão concorre por Castelo Branco e Herlanda Amado será cabeça de lista pela Madeira.

Formado em Direito, João Oliveira, de 39 anos, ingressou na Assembleia da República como assessor do grupo parlamentar do PCP e, em 2007, depois de ter sido, dois anos antes, segundo na lista da CDU por Évora, assumiu o lugar de deputado após a renúncia de Abílio Fernandes.

Nas legislativas de 2009, 2011 e de 2015, foi o cabeça de lista da CDU pelo círculo de Évora, tendo sido eleito deputado nas três eleições.

Em 2013, João Oliveira passou a presidir à bancada parlamentar do PCP, em substituição de Bernardino Soares, que foi eleito presidente da Câmara de Loures nas autárquicas desse ano.

É o segundo cabeça de lista pelo círculo de Évora anunciado até hoje às próximas eleições legislativas, após o CDS-PP ter divulgado a escolha do empresário Paulo Pessoa de Carvalho.

O deputado João Dias, 45 anos, é enfermeiro e chegou à Assembleia da República na atual legislatura, sendo vice-presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.

Manuel Pires da Rocha vai encabeçar a lista pelo círculo eleitoral de Coimbra, refere o comunicado da coligação, notando que o professor de violino, de 57 anos, é também membro da Assembleia Municipal de Coimbra e da direção do Sindicato dos Professores da Região Centro.

Ana Leitão, também professora, será a cabeça de lista da CDU por Castelo Branco.

Aos 52 anos, já foi candidata à presidência da Câmara Municipal de Castelo Branco nas última autárquicas e integrou a lista às europeias de 26 de maio.

Pelo círculo eleitoral da Região Autónoma da Madeira, a CDU apresenta Herlanda Amado, 39 anos, que já foi assessora parlamentar.

A operária conserveira é membro da Assembleia Municipal do Funchal e integrou também a direção nacional da Juventude Comunista.

Na semana passada, a CDU já tinha informado, também através de comunicado, que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai liderar a lista por Lisboa, enquanto a deputada Rita Rato será cabeça de lista pelo circulo eleitoral da Europa.

Dos cinco nomes anunciados naquele dia fazia ainda parte Miguel Viegas, que foi deputado ao Parlamento Europeu no mandato 2014/2019 e surge pelo circulo eleitoral de Aveiro.

Por Setúbal, a CDU candidata Francisco Lopes, da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP, e pelo circulo eleitoral de Braga o nome avançado é o da deputada Carla Cruz.

Além da CDU, também o CDS já anunciou os cabeças de lista às legislativas de 06 outubro, com o nome da presidente do partido, Assunção Cristas, a encabeçar a lista centrista por Lisboa.

Nas legislativas de outubro de 2015, a coligação PCP-PEV elegeu um total de 17 deputados (8,27% dos votos).