“Eu passo o dia todo a gritar aos animais sobre o Trump”, contou Stewart minutos depois de surgir, para surpresa de todos, atrás de Colbert no The Late Show. 

O apresentador, que durante anos - de 1999 a 2015 - foi a cara do Daily Show, assumiu que já tinha saudades de estar à frente das câmaras. 

O regresso, ainda que temporário, é motivado pelo atual presidente dos EUA e pelas suas polémicas declarações - e decisões - contra meios de comunicação social.

“Trump mente mais numa conferência de imprensa que a CNN num ano inteiro e isto vem de uma pessoa que, como sabem, odeia a CNN”, disse Stewart, acrescentando, entre a crítica e o humor, que “sabe” que Trump mente de propósito. “Sabem como sei? Porque ele diz constantemente ‘acreditem!’. Ninguém diz ‘acreditem’ a não ser que esteja a mentir”.

Aos media, Stewart deixa uma mensagem: “Parem de se lamentar (…) e encostem-no a um canto [kick it to the curb]”. “É tempo de recuperarem o vosso groove. Admitam, vocês desleixaram-se nos últimos anos”, acusou, fazendo depois um comparativo entre Trump e os media e o divórcio de um casal.

“Nós podemos moldá-lo, ele ficará presidencial. Como é que isso resultou? Não resultou. E sabem porquê? Porque um homem de 70 anos não fica menos rabugento ou racista à medida que o tempo passa”, disse.

Avisando à partida que “a separação [entre Trump e os media] não será fácil”, o apresentador salientou que esta é “uma oportunidade para refletir e melhorar. Em vez de se preocuparem se Trump é antiamericano ou se ele acha que vocês [media] são o inimigo, se ele é mau para vocês, se vos vai deixar voltar aos brefings [da Casa Branca], façam algo por vocês mesmos: melhorem, tenham um hobbie… eu recomendo jornalismo. Acredito que esta separação será o melhor que alguma vez vos aconteceu”, concluiu num muito aplaudido regresso pequeno ecrã.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.