Segundo a BBC, o tufão Kong-rey, o maior tufão a atingir Taiwan diretamente em quase 30 anos, atingiu a costa leste da ilha.
Esta quinta-feira, escolas e locais de trabalho em Taiwan encerraram, enquanto milhares de residentes se preparavam para a tempestade que atingiu o local por volta das 13h40 locais (05h40 em Lisboa).
Antes de atingir a costa, o tufão Kong-rey registava ventos acima dos 200 km/h no centro da tempestade, o que a tornava equivalente a um furacão de categoria 4.
Até ao momento, centenas de voos foram cancelados e a bolsa de valores de Taiwan foi suspensa.
O tufão já feriu mais de 70 pessoas e matou, pelo menos, uma, informaram as autoridades. A vítima mortal é uma mulher, de 56 anos, que morreu depois de uma árvore cair e atingir o seu veículo.
De acordo com a fornecedora de eletricidade Taiwan Power Company, o tufão causou falhas de energia em várias casas.
O ministério da defesa de Taiwan colocou 36.000 soldados de prontidão para potenciais esforços de resgate. Segundo as autoridades, cerca de 8.600 pessoas já foram retiradas de áreas de alto risco.
Na manhã desta quinta-feira, o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, pediu para que as pessoas ficassem em casa por segurança.
Segundo a agência meteorológica, está previsto que Kong-rey enfraqueça gradualmente e que deixe a ilha já na sexta-feira.
"Tenho 70 anos", disse um homem, em Hualien, a um jornalista, "e nunca vi um tufão atingir a ilha tão tarde no ano".
Segundo a agência meteorológica da ilha, a temporada de tufões de Taiwan, geralmente, é entre julho e setembro.
Contudo, este ano, já duas grandes tempestades atingiram Taiwan em outubro. A última foi o supertufão Krathon, que matou quatro pessoas e deixou mais de 700 feridas.
A tempestade mais mortal a atingir Taiwan nas últimas décadas foi o tufão Morakot, em agosto de 2009.
Na época, a tempestade de categoria 1 despejou 2.777 mm de chuva no sul da ilha, provocando inundações repentinas e deslizamentos de terra, que provocaram a morte de 900 pessoas.
Comentários