Segundo Luís Freitas, empresário, de 33 anos, o seu nome como candidato do PSD à presidência do município de Odemira já foi aprovado pela concelhia, pela distrital de Beja e pela comissão política nacional do partido.

"Foi com grande honra que aceitei este desafio em representação do PSD", disse, referindo que, "apesar de jovem", sente-se "preparado e motivado para dar o melhor" de si "em prol do futuro do concelho" e "com uma visão diferenciadora daquela que vigora há muitos anos".

Luís Freitas é, desde novembro, vogal da comissão política da distrital de Beja e, desde dezembro de 2016, presidente da concelhia de Odemira do PSD, partido que não tem representação no executivo municipal de Odemira.

Até hoje, Luís Freitas, pelo PSD, é o único candidato conhecido à presidência da Câmara de Odemira nas autárquicas deste ano.

A Câmara de Odemira é liderada desde 2009 pelo socialista José Alberto Guerreiro, que cumpre o segundo mandato e dispõe de maioria absoluta, num executivo composto por cinco eleitos pelo PS e dois pela CDU.

A CDU lidera oito dos 14 municípios do distrito de Beja (Alvito, Barrancos, Beja, Cuba, Castro Verde, Moura, Serpa e Vidigueira) e o PS seis (Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira e Ourique).