Cansado de esperar por “uma resposta do Governo que tardava em chegar e na iminência de assinalar o 40.º aniversário com o fantasma de encerramento”, o presidente do SOS Voz Amiga, Francisco Paulino, decidiu fazer um apelo na tentativa de encontrar um novo espaço em Lisboa.
“Não temos capacidade financeira para suportar os preços que hoje se praticam em Lisboa, tínhamos ordem de saída até ao final do ano, e resolvemos lançar um apelo à sociedade civil, porque da parte do Governo também não havia resposta, e foi extraordinária essa resposta”, disse Francisco Paulino à agência Lusa.
Poucas horas depois do apelo divulgado na comunicação social, a 06 de outubro, já havia “várias ofertas de instalações”, contou o presidente da SOS Voz Amiga, a primeira linha telefónica em Portugal de prevenção do suicídio e de apoio a situações de sofrimento, que já atendeu cerca de 260 mil chamadas desde que foi criada, a 09 de outubro de 1978, situando-se nos últimos anos numa média de 4.000 chamadas anuais.
Como um dos requisitos apontados estava relacionado com a localização, por “uma questão de facilidade dos acessos de transporte e da própria segurança dos voluntários”, atendendo ao horário dos turnos fazem, terminando quase sempre depois da meia-noite, a oferta mais interessante” foi da empresa Altice, que “assumiu a resolução do problema, tranquilizando assim dirigentes e voluntários”, adiantou Francisco Paulino.
“Já visitámos as instalações, são ótimas, bem situadas, e a nossa preocupação terminou. Vamos continuar a disponibilizar este serviço tão necessário à população e quero deixar publicamente o meu grande obrigado tanto aos responsáveis da Altice Portugal, na pessoa do senhor presidente engenheiro Alexandre Fonseca”, como ao presidente da Câmara de Cascais, ao presidente da Fundação D. Pedro IV, à Câmara Municipal de Lisboa, à Santa Casa da Misericórdia, entre outros, que também fizeram ofertas, salientou.
Na sequência destas diligências, também foi renovado o ‘plafond’ cedido pela Fundação PT que permite continuar a oferecer uma Linha Verde gratuita entre as 21:00 e as 24:00 horas (800 209 899), que ajuda quem “tem dificuldades financeiras (entre outras) e se via impossibilitado de ligar a pedir ajuda”.
Sobre a reação dos voluntários, Francisco Paulino disse que foi excelente: “No encontro em que celebrámos os 40 anos tivemos presentes vários ex-voluntários, que depois de saberem esta boa notícia decidiram regressar”, porque era preciso “muita resiliência e muito boa vontade” para trabalhar nas instalações onde estavam, que “não tinham o mínimo de condições”, mas era o que serviço podia pagar.
“Estamos em crer que daqui para a frente vamos aumentar o nosso grupo de trabalho atendendo às ótimas instalações que nos disponibilizaram”, sublinhou Francisco Paulino.
A Linha SOS Voz Amiga dispõe atualmente de 26 voluntários que diariamente estão das 16:00 às 24:00 a atender quem precisa através dos números 213544545, 912802669, 963524660, e da Linha Verde gratuita (800209899).
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