
O anúncio foi feito por Luís Montenegro através da rede social X, na data em que se assinala o dia da Europa, e na véspera da reunião da coligação de 31 países que condenam a intervenção militar russa na Ucrânia, estando disponíveis para integrar uma força de paz, a “Coalition of the Willing”.
A reunião realiza-se este sábado em Kiev, e Portugal estará representado pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
“Acabei de falar ao telefone com o Presidente Zelensky. Neste dia da Europa e na véspera de mais uma reunião da Coalition of the Willing, que contará com a participação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, quis reafirmar que Portugal continua ao lado da Ucrânia e do povo ucraniano no caminho para uma paz justa e duradoura”, escreveu o líder do executivo nacional.
Hoje, o Presidente da Ucrânia anunciou um encontro no sábado, em Kiev, com os líderes da coligação que reúne nações que poderão contribuir para uma força de paz num eventual acordo de tréguas com a Rússia.
"Estamos a preparar-nos na Ucrânia para uma reunião com os líderes da coligação”, disse Volodymyr Zelensky durante o seu discurso por videoconferência num encontro realizado em Oslo dos líderes dos países que fazem parte da Força Expedicionária Conjunta.
A França e o Reino Unido têm liderado os esforços para criar um contingente militar que possa ser mobilizado para a Ucrânia após o fim da guerra, iniciada com a invasão russa em fevereiro de 2022, para impedir que Moscovo volte a atacar o país vizinho.
Comentários